domingo, 23 de agosto de 2009

Nossa Paróquia: Comunidade de Comunidades

A Paróquia Imaculada Conceição, situada em uma das grandes periferias da cidade de Feira de Santana, tem apenas dois anos e alguns meses de criação, mas já apresenta um desenvolvimento bastante satisfatório e crescente. estamos distribuidos em quatro núcleos: ao núcleo 1, pertencem as seguinte comunidades: Imaculada(sede), N. Sra.Aparecida, N. Sra de Lourde, N. Sra. de Fátima, São Pedro e São Paulo(bairro ACM) e Sta. Teresa. Ao núcleo 2, pertencem: Sto. António(Sto. Antônio dos Prazeres, Santíssima Trindade, N. Sra. do Perétuo Socorro.Ao núcleo 3, pertencem: N. Sra. do Rosário, São José, São Domingos, Senhor do Bonfim(Distrito de Jaíba). Ao núcleo 4, pertencem: São Lourenço, Sta. Luzia, São Miguel, São Judas tadeu (Distrito de Mantiba).
Contudo, estamos estimulando aquelas áreas com muitas residências para que se tornem comunidade (Atendendo ao apelo da conferência de Aparecida).A partir dos circulos bíblico, encontros de rea do terço e celebrações da palavra e Missas, as comunidades que já estão mais articuladas continuam sua caminhada, e aquelas que estão por nascer, já sentem a presença do Senhor através de visitas, encontros e etc. Aqui nesta paróquia criança, trabalham dois padre, um com 75 anos e 49 de vida sacerdotal (Pe. Nicasio) e outro com 29 anos e quatro meses de ordenado(Pe. Gerson. Segundo alguns paroquianos, é o encontro da experiência com a força e vitalidade num só espaço.
Mais de 10 pastorais, entre elas a pastoral social (que desponta nessa nova próquia com todo vapor), fazem o Evangelho mais conhecido, estudado e experiênciado na vida. O que mais encanta nesta nova paróquia é a força pastoral que forma uma verdadeira fraternidade. São duas congregações femininas, uma masculina e dois padre que se encontram periodicamente para debater, persar e articular a vida dessa proção do Povo de Deus. Essa força se une ao Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), que como maior instância consultiva/deliberativa da paróquia, aprimora as relações entre as comunidades, com os padre e religioso(a)s, atingem diretamente os objetivos pastorais e atendem a toda a paróquia.
No mais, convido a você que acaba de ler esse texto, para fazer de perto a experiência de uma paróquia pobre, simples, de gente muito boa e com uam fraternidade sempre crescente. Abraços e minhas bênçãos.

2 comentários:

  1. OLA PESSOAL DA IGREJA IMACULADA CONCEICAO , FICO FELIZ POR ESSA JUVENTUDE PACIFICA E BELA REALIZANDO TAO LINDO TRABALHO. COMO FACO PARA PERTENCER A ESTE BLOG? NAO SEI POSTAR . A IGREJA ESTA LINDA ! ACHEI MUITO BOM O TEMA CONTRA A VIOLENCIA , ABRACOS LILIA BEATRIZ

    ResponderExcluir
  2. SALVE A NOSSA RAINHA A MAE DO MUNDO NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEICAO ! VASO HONORIFERO, TORRE DE MARFIM, ARCA DA ALIANCA, LINDA MAIS QUE DEMAIS ...

    ResponderExcluir